Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: valor agregado e sua relação com características e práticas escolares

Período:

2008 – 2011

Descrição:

Tomamos como referência seis escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro participantes do projeto GERES ? Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005? para investigar possíveis relações entre suas características materiais, pedagógicas e de gestão e os diferentes perfis de evolução do valor agregado em Leitura. De fato, em quatro das seis escolas os alunos continuaram aprendendo bastante no ano letivo de 2006. Já nas outras duas houve uma diminuição do valor agregado, que passou a situar-se em torno ou abaixo da média. O que pode explicar esses diferentes perfis? Quais as diferenças existentes entre eles? O que há em comum nessas escolas? Eis as questões que o presente projeto se propõe a investigar..

Situação:

Concluído

Natureza:

Pesquisa

Alunos envolvidos:

Graduação: (3) / Doutorado: (2)

Integrantes:
  • Alicia Maria Catalano de Bonamino – Coordenadora
  • Nelson do Valle Silva – Coordenador
  • Fátima Alves – Integrante
  • Carlos Antonio Costa Ribeiro – Integranter
  • Creso Franco – Integrante
  • Lúcia Helena Gazóllis de Oliveira – Integrante
  • Luiz Carlos de Souza – Integrante

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *