Período
2001 – 2003
Descrição:
A pesquisa relaciona-se com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) conduzido pelo INEP desde 1990, com dois objetivos gerais: investigar, por meio de técnicas de análise e dos modelos estatísticos adequados (modelos multiníveis) o impacto dos fatores intra-escolares e socioeconômicos no desempenho escolar em ciências e matemática, a partir dos dados gerados pelo SAEB e pela complementação desses dados com outros coletados por outras pesquisas, como o Censo Escolar, o Censo do Ensino Superior. Durante o ano de 2000, investigamos como se processou a institucionalização do SAEB e como se definiu o que privilegia em seus testes de avaliação, além de estudarmos diferentes alternativas metodológicas para a análise da modelagem dos dados do SAEB. No momento atual, a pesquisa focaliza os instrumentos contextuais do SAEB. Esses instrumentos são fundamentais já que sem eles o pesquisador fica limitado a comparar os resultados brutos das provas. Entretanto, além de ser precário o consensoem torno dos fatores que influenciam a escolarização, parcela importante sobre temas como o nível socioeconômico dos alunos e a formação dos professores têm sido produzida no âmbito das pesquisas qualitativas, o que dificulta ainda mais a construção de questionários contextuais adequados à pesquisa quantitativa. Por essas eazões, empreendemos uma investigação ampla sobre os instrumentos contestuais do aluno e do professor no SAEB, buscando identificar os construtos priorizados e os deixados à margem nos diferentes ciclos já implementados por este sistema de avaliação..
Situação:
Concluído
Natureza:
Pesquisa
Alunos envolvidos:
Graduação: (2) / Doutorado: (1) / Mestrado: (1)
Integrantes:
- Creso Franco – Coordenador
- Alicia Maria Catalano de Bonamino – Integrante
- Cristiane Firmino – Integrante
- Maria Luzinete Moreira – Integrante
- Lúcia Helena Gazóllis de Oliveira – Integrante